quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Virando Investidor #02 - Balanço de Janeiro/2017 - Lucro Bom é Lucro no Bolso!

Olá Viajantes! Mais uma escala com destino a IF!

Nessa virada do ano resolvi de uma vez por todas virar um investidor de respeito, me organizar melhor, estabelecer metas, fazer o controle melhor dos meus investimentos e tenho encontrado nessa comunidade financeira uma verdadeira riqueza que tem me ajudado muito nesse processo e pretendo compartilhar aqui com vocês muito do que venho fazendo para tornar isso tudo realidade.

Final do mês as portas é hora de Balanço! Sim, vamos ver direitinho a evolução até aqui, estamos no começo, é bem verdade, mas o importante é não parar nunca e sempre melhorar, obrigado a todos pelo apoio! 


Balanço Investimentos Janeiro/2017



Logo no começo de Janeiro resolvi encerrar algumas posições em ações que eu não estava muito confortável e aproveitei as altas desse mês para isso, saindo no positivo. Porém fiz uma grande burrada mantendo minha posição nas opções que apostavam (sim opções é uma grande loteria) na queda da Vale e como VALE5 atingiu preços estratosféricos, todos podem imaginar meu grande prejuízo.

Terminei Janeiro assim:






Como podem ver fiz um aporte de R$ 11.431,37 (utilizando minhas férias) e meu patrimônio investido subiu para R$ 100.931,38 ou +R$ 4.797,04 (4,99%)

Utilizando o sistema de cotas das planilhas do Adp obtive um rendimento de 4,99%, como vocês podem observar:




Agora explicando melhor cada investimento, temos:

Ações


Posições encerradas esse mês:

SUZB5 - lucro %
RUMO3 - lucro %
BRML3 - lucro %

Permanecem na carteira:
ITSA4 - Objetivo: Longo prazo
CARD3 - Objetivo: Trade (pretendo sair agora em fevereiro)
VALEO7 - Objetivo: Especulação (pretendo sair agora em fevereiro)



FII


Permanece tudo zerado,  ainda pretendo aprofundar muito meus  conhecimentos antes de começar a investir, se fosse fazer algum investimento agora ficaria tentado em comprar BRCR11, pois é um dos maiores fundos, único problema é que me parece estar queimando caixa para para pagar os dividendos
O que vocês acham desse fii?
Poderiam me indicar algum material para estudo?


Tesouro Direto


Minhas posições no TD são algo que não pretendo mudar a curto prazo, mesmo com polêmicas na blogosfera envolvendo esse tipo de investimento, não me sinto confortável vendendo antes do vencimento




CDB


Como comentei, em janeiro fiz uma aplicação no CDB do banco intermedium, com o objetivo de criar a minha reserva de emergência lá e aproveitar futuramente melhores taxas de rendimento, para conseguir essas taxas entrei para um "grupo de investimento" do banco intermedium, cujo valor mínimo de investimento era de  25k - explico melhor sobre isso aqui - acabei resgatando meu CDB do bradesco, meu Tesouro SELIC e junto com o aporte desse mês conseguir esse valor, logo no final de janeiro estamos assim:

Total = R$ 25.153,37


Poupança


No final de 2016 tinha colocado todos os resgates de aplicações aqui e acabei aplicando tudo, zerando a posição, porém com o fluxo de caixa as contas não estavam batendo no final do mês, até porque recebi um valor inesperado, então resolvi colocar esse valor em Poupança justamente para organizar esse fluxo de caixa quebrado e poder pagar as contas do começo do mês, o que vai acontecer é que no final do mês esse valor será reposto de forma que sempre vai ter alguma coisa aqui, uma espécie de reserva de emergência rápida. Nesse final de mês temos R$ 9.131,27


Aportes


O aporte desse mês foi usado para complemen tar o investimento mínimo no CDB que falei acima, esse valor elevado de aporte foi devido ao recimento das minhas férias, que dessa vez acabaram caindo em Janeiro, talvez ele pudesse ser ainda maior, caso eu nao tivesse gastos tao altos devido aos resquícios de atitudes pouco poupadores que me levaram a acumular um montante alto em prestações no cartão de crédito - fazer o que? É para evitar isso que estamos aqui! - sendo assim consegui aportar este mês um total de R$ 11.431,27




**Para não ficar muito grande a postagem vou continuar a falar sobre as metas pessoais e projetos no próximo post**

6 comentários:

  1. IV,
    Curioso. Tenho a CARD3 na minha carteira também e estou pensando se chegou a hora de vender. A ação subiu demais em janeiro.
    Quanto aos títulos públicos, você consegui taxas ótimas! Impossível achar algo parecido no mercado hoje em dia. Eu não venderia.

    Aproveitando, adicionei você à minha lista de blogs.
    Agradeço se puder fazer o mesmo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala KB! Nossa fui procurar seu blog, que blog que nada, site profissional! Já vou acompanhar lá, com toda certeza!

      CARD3 foi a estrela da vez mesmo, superou minhas expectativas.. a uns dias atras também me fiz esse mesmo questionamento, se não estava na hora de vender, de fato olhando o gráfico chega a assustar e agora só nos resta estudar uma boa saída, eu não gosto de colocar stop, apesar de saber que é uma coisa que pode evitar grandes perdas, mas eu prefiro decidir a hora de sair sem depender do stop, mas devo sair agora em fevereiro sim, se ela começar a encontrar mta resistência eu já venderei, não da pra deixar passar esse lucro numa bolsa volátil como a nossa.

      As taxas não estão ruins realmente, mas eu perdi taxas muito melhores, me lembro bem, mas na época ainda não estava poupando, não tinha capital, foi complicado.
      Obrigado pelo retorno em relação ao tesouro também, assim eu fico mais seguro em continuar com eles!

      Abraço!

      Excluir
    2. CARD3 virou a ação da moda. quem pegou... pegou.

      Excluir
    3. quem não pegou, espera eu querer vender pra pegar, por favor! kkk

      Excluir
  2. Também encerrei algumas posições nas quais eu não estava confortável mês passado. FII's eu recomendo SDIL, HGRE e FAEDBB11.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Nerd, obrigado pelo apoio, vou olhar com carinho esses FIIS então, vou tentar aplicar o que tenho aprendido sobre analises neles, pra ver se eu aprendi alguma coisa! kkk
      Grande abraço!

      Excluir

Receba por e-mail